quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Filme: Meninos Não Choram


Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.


titulo original: (Boys Don't Cry)
lançamento: 1999 (EUA)
direção: Kimberly Peirce
atores: Hillary Swank , Chloë Sevigny , Peter Sarsgaard , Brendan Sexton III , Alison Folland
duração: 114 min
gênero: Drama
status: arquivado


Ao mudar de cidade, Teena (Hilary Swank, em atuação formidável) passa a vestir-se como um rapaz; experimenta o prazer de dirigir em alta velocidade, de ser tratado como igual pelos amigos, e de ser desejado pelas garotas. Brandon se encanta com Lana (Chloe Sevigny, uma forte e tocante presença em cena), que passa a ser sua namorada. Não sabemos em que ponto Lana fica sabendo que Brandon não é de fato um garoto, mas ela acaba sabendo, assim como sua família, e aí vem a tragédia. John (Peter Sarsgaard) e Tom (Brendom Sexton III) são amigos de Lana e Brandon mas, quando descobrem sua verdadeira identidade, tratam de castigá-la brutalmente como a um rapaz. Ao final, descobrimos que os dois são psicopatas e que, embora os fatos sejam verídicos, fica faltando algo que justifique o que fazem. Essa é a única ressalva a ser feita num filme cheio de raras qualidades. O filme atinge seu clímax na revelação da identidade de Brandon, quando ele é forçado a tirar a roupa - e vemos, como os que estão a sua volta, que ele é uma menina. A nudez de Brandon é a maior violação, maior que o estupro; é a violação de sua identidade, de sua alma de rapaz. Ao decorrer do filme, vemos Brandon tomar forma, realizar-se como homem. A descoberta é um trauma irrestituível, um dano moral, espiritual, e tambem social, pois se estende aos que estão a sua volta.

A historia de Brandon é uma tragédia genuína e contemporânea. A busca da identidade passa, para ele, pela mudança de sexo, pela conquista, através da sexualidade, de uma nova e mais verdadeira condição. Brandon é um herói do nosso tempo, e foi retratado com muita delicadeza e propriedade por Kimberly Pierce.
 
Fonte: Site psicologia Viva: http://www.psicologiaviva.com.br/exibe_noticias.php?id=1560

Nenhum comentário:

Postar um comentário